terça-feira, 24 de novembro de 2009

Redação

Descobri o que aconteceu com a minha redação. O negócio é o seguinte: Eu saí da prova muito bem e confiando na minha redação. Eu realmente achei que tinha feito uma boa redação e por isso eu fiquei tão impressionada com a nota (3,5). O fato é que eu não estava louca. Tudo indica que eu realmente fiz uma boa redação, mas o que eu não sabia era que a ESPM usa como critério de avaliação, a criatividade. Se eu soubesse disso, eu realmente poderia ter feito uma redação desse tipo, mas como não sabia, fiz um texto dissertativo-argumentativo exatamente como eu aprendi durante toda a minha vida letiva. Acho até que na USP, UFPE ou alguma outra faculdade que não fosse do naipe da Escola superior de propaganda e marketing, eu teria conseguido uma nota bem alta! Até onde eu lembro, usei bons argumentos e pá.
É de se imaginar que a ESPM use criatividade como critério de correção mas, mesmo que eu tivesse atinado para isso antes, eu não seria louca de, por conta própria, decidir que ia fazer uma redação mais criativa que sensata.
Um dos meus professores de redação até me aconselhou a pedir revisão de prova, mas isso envolve todo um processo com advogados e tal, e eu não acho que haja necessidade. Agora eu posso estudar mais, fazer o vestibular de inverno e passar com mais facilidade, sem maiores complicações.
Bom, no fim eu fiquei triste por saber que eu não passei apenas por uma falta de informação (eu passaria se tivesse tirado 5, pelo menos), mas fiquei feliz por que essa descoberta só confirmou que não estou louca e que eu realmente estou melhorando cada vez mais (mesmo que redundantemente) o meu desenvolvimento redacional. (Ui, como ficou chique, essa última parte...)

Um comentário: